A alternativa que vem se consolidando, tanto em relação à perda de água física, quanto em relação à perda de água comercial, são os Contratos de Performance. Neste modelo, todas as atividades relacionadas à redução de perda de água são transferidas ao parceiro privado.
Um dos principais desafios das operadoras de água em países em desenvolvimento é reduzir a perda de água. Grande parte da água produzida e disponibilizada no sistema de distribuição, pelas companhias de saneamento, é desperdiçada durante o processo de distribuição (perda de água física ou real).
Apesar da distribuição de água atingir o consumidor final, o produto não é cobrado adequadamente, tanto por problemas técnicos na medição dos hidrômetros, quanto por fraude do consumidor - a chamada perda de água comercial ou aparente, conforme exibida em diversas literaturas. Este conjunto de perdas é chamado de "Água Não Faturada" (Non-Revenue Water) ou ANV.
As abordagens tradicionais são, majoritariamente, destinadas à redução de perda de água física. Em relação à perda de água comercial, as operadoras de água costumam reservar para si, todas as etapas do procedimento de cobrança das contas de água e a manutenção dos hidrômetros e, muitas vezes, estes são ineficientes.