Ver telefones
+55 47 3212 0200
0800 887 0601
Menu

Destinação Final de Resíduos

Aterro Sanitário

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define aterros sanitários como: “Técnica de disposição de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no solo, sem causar danos à saúde pública e sua segurança".

Ela minimiza os impactos ambientais, método este que utiliza princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos (RS), a menor área possível, e reduzi-los ao menor volume permissível. Estes acabam sendo cobertos com uma camada de terra na conclusão de cada jornada de trabalho, ou em intervalos menores, se for necessário.

O tratamento biológico se insere como a opção mais indicada para o processo. O seu objetivo é remover a matéria orgânica dissolvida e em suspensão, transformando-a em sólidos sedimentáveis e gases.

Entenda o Serviço

A operação de um Aterro Sanitário compreende atividades de espalhamento de resíduos, compactação e cobertura dos mesmos, bem como obras de drenagem (águas pluviais, líquidos percolados e gases), cobertura vegetal, monitoramento do maciço, monitoramento das águas subterrâneas e superficiais, controle qualitativo e quantitativo da entrada dos resíduos, assim como a sua vigilância.

O processo de decomposição do volume de rejeitos, armazenado nos aterros, libera efluentes líquidos. Popularmente conhecidos como “chorume”, este material possui coloração escura, forte odor, alta carga orgânica e pode apresentar compostos orgânicos tóxicos na composição. Em razão disso, apresenta grande dificuldade e complexidade para tratamento.

Veja fotos