Ver telefones
+55 47 3212 0200
0800 887 0601
Menu

UGL - Unidade de Gerenciamento de Lodos

Secagem Térmica e Solar de Lodos

Os lodos resultantes dos processos de tratamento são constituídos, basicamente, de materiais orgânicos, minerais e, a maior parte, água (60% a 80%).

A redução da quantidade de água presente nesse lodo minimiza o risco da ocorrência de impactos ambientais, pois facilita o seu transporte, e reduz o espaço necessário para a sua destinação final.

Além disso, após o processo de secagem, surge a possibilidade de reutilização desse produto final. Podem, também, serem avaliadas as possibilidades de coprocessamento, queima, incorporação ou uso agrícola - evitando ao máximo a necessidade de disposição em aterros.




Entenda o Serviço

Os sistemas de desidratação utilizados pela RIOVIVO possibilitam economia devido à redução de peso, volume e umidade dos lodos. Isto viabiliza a redução da necessidade de aterro, sempre que não houver outra possibilidade de aproveitamento.

Para cada tipo de lodo, a empresa adota um sistema de desidratação:

• Fluido térmico: a secagem acontece por troca térmica através do aquecimento das serpentinas alimentadas com fluido térmico, aquecendo o resíduo e evaporando a água nele contida - este secador pode ser usado para lodos provenientes de indústrias de diversos segmentos. Ao final do processo, um sistema de lavagem de gases elimina qualquer possibilidade de poluição atmosférica.

• Drum-dryer: o lodo entra em contato com uma corrente de ar quente ao longo de seu percurso, onde ocorre a evaporação da água incorporada. Desta forma, o lodo é mais rapidamente aquecido próximo à entrada, o que diminui a perda de calor para a estrutura do secador, aumentando sua eficiência energética.