Ver telefones
+55 47 3212 0200
0800 887 0601
Menu

Notícias

Como as estações de tratamento de água compactas funcionam?

Os diversos modelos comercializados de estação de tratamento de água são utilizados frequentemente em todo o tipo de empresa, seja para consumos de água potável no final do processo ou ainda para a reutilização deste tipo de efluente em meio industrial. Mas você sabe como funciona uma estação de tratamento de água compacta? Se sua resposta for não, leia esse artigo que a RIOVIVO preparou para você e fique por dentro do assunto.

 

ETA compacta

As estações compactas de tratamento simplificam as operações dentro da planta do cliente. Como o próprio nome diz, a ETA compacta visa economizar espaço e mão de obra. As estações compactas podem ser voltadas tanto para o tratamento de esgoto sanitário, quanto para tratamento de efluentes industriais.

 

Como funciona?

Assim que a água bruta chega nas estações, os produtos químicos são dosados. Depois são formados coágulos na etapa de coagulação e flocos maiores na floculação por agitação mecânica.

A ETA compacta funciona através de uma série de processos e tem como objetivos neutralizar todas as partículas sólidas, possibilitando a formação de flocos. A água que é resultante deste processo passa por um sistema de dosagem com os seus reagentes determinados, seguindo a um misturador hidráulico onde ocorre um aumento de dispersão. Este é o procedimento que otimiza todo o consumo dos produtos de ordem química e reagentes.

No processo de floculação, tem-se uma aglomeração de partículas coaguladas na eta compacta. Estas formam os flocos mais densos e que tem um maior volume tornando toda a decantação posterior bem mais eficiente.

Esta floculação utilizada é o chamado colchão de lodos. Neste processo os flocos passam por uma floculação de ordem primária, em compartimentos com chicanas onde são os aglomerados por contato.

 

Decantação

 

ss

 

A separação destes flocos é feita no decantador laminar. Dessa forma a água verte pela parte superior e cai num compartimento de passagem para então acionar automaticamente as bombas que pressuriza a água para passar pelos filtros de areia para a retenção de partículas e filtros de carvão para a eliminação de eventuais odores e sabores.

Após receber tratamento adequado na ETA compacta, a água tratada segue para um corpo receptor seguindo todos os parâmetros estabelecidos por lei, ou ainda pode ser encaminhada para reutilização dentro dos processos industriais da empresa, como para irrigação de plantas, uso em descargas, lavagem de pátios entre outras opções.

 

Vantagens da ETA compacta

  • Facilidade de adaptação a realidade de cada cliente, levando em consideração espaço necessário e tipo de tratamento da água;

  • O efluente é tratado no próprio local de geração;

  • Permite o reaproveitamento da água para outras funções;

  • Instalação e manutenção simples;

  • Garante a continuidade em todo processo de tratamento;

  • O atendimento é diferenciado e personalizado para cada cliente;

  • O custo de energia é bem mais baixo do que as estações convencionais.


Vale ressaltar que a ETA compacta possibilita o descarte dos efluentes em conformidade com a legislação ambiental ou estadual, o que possibilita o reuso da água para diversas funcionalidades, gerando muito mais economia para as empresas.

 

Conclusão

As estações compactas são bastante modernas e se adaptam a realidade de cada cliente. Dessa forma, a RIOVIVO faz um projeto personalizado, levando em consideração fatores como: espaço disponível para a construção, volume gerado, tipo de efluente a ser tratado entre outros. Tudo é levando em consideração antes de iniciar as atividades.

Para que tudo aconteça sem imprevistos, é primordial que a escolha da empresa parceira para desenvolvimento do projeto seja feita com cautela, já que devem seguir as normas técnicas e legislações ambientais pertinentes. Aqui na RIOVIVO seguimos à risca todas as normas ambientais para sua empresa ter o melhor serviço sempre em conformidade com a lei. Solicite um orçamento!

Deixe seu comentário