Ver telefones
+55 47 3212 0200
0800 887 0601
Menu

Notícias

Como é feito o tratamento de esgoto industrial?

Quando pensamos em tratamento de água e esgoto, é bastante comum ligar a prática ao reúso residencial ou corporativos em projetos de construção civil. Mas e no que se refere ao tratamento de esgoto industrial? Você sabe como é feito o tratamento?

 

Tratamento de esgoto industrial

A ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) é uma instalação que remove os todas as substâncias contaminantes e modifica as características dos rejeitos de modo que seu correto descarte seja possível.  O tratamento de esgoto industrial reúne uma combinação de processos físicos, químicos e biológicos, cujo grau de complexidade tecnológica depende das características dos efluentes que recebe, do regime de geração e suas variações de vazão.

 

Como funciona?

No processo de funcionamento do tratamento do esgoto industrial, existem diversos tipos de modernos reatores industrializados escolhidos de acordo com a característica do efluente e com a necessidade do cliente.

A empresa contratada executa um pré-projeto da estação e define o tipo de processo que melhor se encaixa no empreendimento, seja ele relacionado à qualidade ambiental, custo de implantação e de manutenção.

Ainda existem inúmeros processos como: físico-químicos, biológicos, aeróbios, anaeróbios, batelada, fluxo contínuo, reatores de leito fixo, leito fluidizado ou expandido e manta de lodo. O recomendado é que esta primeira etapa ocorra em conjunto com o projeto da fábrica.

 

Deve-se fazer um estudo prévio antes

Para um tratamento e reaproveitamento apropriados das águas provenientes das indústrias, de forma a eliminar os elementos químicos nela depositados, é necessário realizar um estudo de fluxograma do processo produtivo, uma vez que de nada adianta fazer uma ETE de reuso se não tiver onde efetivamente reutilizar a água.

É fundamental que decisões importantes sobre a área necessária, bem como o distanciamento de empreendimentos vizinhos devido ao cheiro, tamanho e qualidade do corpo receptor, sejam tomadas antes de qualquer intervenção, evitando assim problemas futuros e até ações judiciais.

No tratamento de esgoto industrial, deve-se discutir também qual será o tipo de material usado na construção e se existe alguma possibilidades de reuso de efluentes. Todas essas questões devem ser levadas em consideração, pois podem afetar o custo das operações e a viabilidade da fábrica.

Para solucionar estes possíveis entraves, também realizamos o recebimento dos efluentes via caminhão, possibilitando que o tratamento seja feito em nossa ETE do município de Brusque, devidamente regulamentada e com a garantia da destinação correta para os resíduos resultantes do processo.

Dependendo do caso, o tratamento de esgoto industrial pode demandar apenas tratamento para remover a matéria orgânica, mas também pode ser necessário um método mais completo. Sistemas para indústrias galvânicas tinturaria, remoção de óleo solúvel e vários podem necessitar de uso de produtos químicos que são fundamentais para o atendimento da legislação ambiental.

 

Vantagens

Sem um tratamento de esgoto industrial correto, os rejeitos podem afetar gravemente a natureza, a saúde de humanos e animais, tornando-se crime ambiental.

 

zz

 

Conheça as vantagens:

-Propósitos urbanos em geral, como obras de construção civil, irrigação paisagística, lavagem de logradouros públicos e veículos, desobstrução de tubulações, edificações e combate a incêndio.

-Fins agrícolas e florestais, dentre eles produção agrícola e cultivo de florestas plantadas.

-Implantação de projetos de recuperação do meio ambiente.

-Processos industriais, como suas próprias atividades e operações.

-Aquicultura, com a criação de animais ou cultivo de vegetais aquáticos.

- Redução dos impactos ambientais.

- Mantém todo o equilíbrio ambiental.

Vale ressaltar que para que haja a redução dos impactos ambientais, o primeiro passo é sempre adequar o processo de tratamento de esgoto industrial, de modo que gere resíduos em menor quantidade e com maior qualidade.

Em suma, as características dos resíduos devem ser as mais próximas dos padrões estabelecidos por lei. No complexo processo de tratamento dos efluentes industriais, é preciso assegurar eficiência no cumprimento dos padrões ambientais e economicidade, que é uma atividade bastante especializada.

Pensou em tratamento de esgoto industrial? Conte com a RIOVIVO.

Deixe seu comentário