Ver telefones
+55 47 3212 0200
0800 887 0601
Menu

Notícias

Como funciona o tratamento de efluente têxtil?

Atualmente, as pessoas têm mais consciência de que a despoluição dos rios é muito mais onerosa e difícil do que o tratamento dos efluentes originados das indústrias. É claro que nem sempre as águas que ficam fortemente coloridas devido ao processo das indústrias têxteis são prejudiciais, mas os lançamentos de efluentes industriais sem tratamento obviamente não são permitidos e trazem impactos enormes ao meio-ambiente. Por isso o tratamento de efluente têxtil é uma obrigação para todas as indústrias deste setor, mas não apenas deste. Este artigo que a RIOVIVO preparou vai te mostrar um pouco do funcionamento deste importante sistema de tratamento de efluentes.

Tratamento de efluente têxtil

Em uma estação de tratamento, como a da RIOVIVO por exemplo, todo efluente líquido descartado nos processos industriais é direcionado para um moderno sistema de retenção dos resíduos sólidos grosseiros.

Esse sistema é como se fosse uma espécie de peneira estática com escovas que faz a retirada de material sólido presente no efluente. Em seguida, o material segue para o tratamento biológico, constituído de tanques de aeração e decantação, onde ocorre a redução da carga orgânica pela injeção de grande quantidade de oxigênio através da utilização de compressores e sopradores de grande porte. Depois disso, o líquido é enviado para o sistema físico-químico, onde são aplicados produtos químicos que promovem a floculação e decantação, retirando os sólidos solúveis presentes e principalmente removendo o aspecto de cor presente nos efluentes têxteis.
Após a conclusão desta etapa o efluente tratado se enquadra em parâmetros estabelecidos pela legislação e órgãos fiscalizadores e pode ser reaproveitada pela indústria ou ser lançada no rio sem prejudicar o meio-ambiente.

ETE Foto Aerea (1)
Destinação dos sólidos provenientes do tratamento

No tratamento de efluente têxtil, todo o lodo gerado durante o processo é devidamente direcionado para o adensador de lodo e depois será encaminhado para o decanter centrífugo. Em seguida, todo o lodo é conduzido para um aterro industrial devidamente licenciado.

RIOVIVO Aterro Gaspar Aerea

Toda a estação de tratamento de efluentes da RIOVIVO, possui tecnologia de ponta para oferecer um serviço eficiente e de qualidade para residências e indústrias diversas, em especial, as do setor têxtil.

Tipos de tratamento e variantes

tratamento-efluente-textil
Oxidação biológica

Também conhecido como processo de degradação biológica, atua sobre as matérias orgânicas dissolvidas na presença de oxigênio, tendo como efeito a redução da matéria orgânica. Esse processo permite também uma eliminação parcial das matérias corantes solúveis e insolúveis presentes nos efluentes têxteis.

Oxidação química
O principal objetivo dos oxidantes químicos para o tratamento das águas das indústrias têxteis, é permitir a redução de praticamente toda a carga orgânica poluente, bem como eliminar as matérias corantes solúveis.
Outro objetivo é a esterilização da água, ou seja, a destruição dos germes patogênicos, sendo os principais agentes para esta finalidade o cloro e seus derivados.
Pensou em tratamento de Efluentes? Conte com os serviços da RIOVIVO.

Deixe seu comentário