Ver telefones
+55 47 3212 0200
0800 887 0601
Menu

Notícias

Saúde e saneamento básico: a importância de um tratamento correto de água e esgoto para cidades.

Desde criança ouvimos falar de saneamento básico. Mas você realmente sabe o que envolve esse item tão importante para saúde pública?

Se sua resposta foi não, você está no lugar certo. Nesse texto vamos explicar o que você precisa saber sobre o assunto.


Saneamento Básico: o que é?


Saneamento básico é um conjunto de ações que visam preservar o meio ambiente e melhorar a saúde pública. Algumas medidas que podemos citar são o tratamento adequado de resíduos como esgotos industriais, sanitários e domésticos, resíduos sólidos, abastecimento de água potável, limpeza urbana e correta drenagem da água da chuva para os rios.  

Saneamento básico é tão importante e indispensável para as pessoas que é garantido pela Constituição por meio da Lei nº 11.445 de 2007. Ou seja, todo e qualquer cidadão tem o direito de viver em um local limpo, salubre e livre de contaminações.


Por que saneamento básico é tão importante?


Esse conjunto de ações é essencial para que um país consiga se desenvolver econômica e socialmente, visto que é impossível para um indivíduo crescer e evoluir sem possuir um mínimo de qualidade de vida.

Sendo assim, o impacto de um saneamento básico precário em uma cidade leva a elevadas taxas de mortalidade infantil, déficit na educação e renda per capita, impedindo assim que este local se desenvolva. Os custos com tratamento médico devido à carência de saneamento básico são muito superiores em relação aos custos com a implantação do saneamento básico em si.

O tratamento de água e esgotos reduz o número de organismos que provocam doenças, eliminando todos os microrganismos patogênicos transmitidos através da água, melhorando a saúde pública.

A redução da sujeira e do lixo descartados em locais inadequados impacta diretamente na conservação do meio ambiente. Todos sabemos a importância que a natureza tem para a manutenção da vida, por isso é tão importante fazer de tudo para preservá-la.

Outro fator preponderante é que, quanto mais esgoto for tratado, menos a prefeitura terá de gastar para tratar água potável. Além disto a cidade fica muito mais agradável pois não haverá odor indesejado.


Resíduos industriais


Quando as grandes produções industriais iniciaram há muitos e muitos anos, os resíduos de fabricação eram descartados de maneira errônea, despejados nos córregos, rios e mares, degradando de forma quase irreparável parte dos recursos naturais de nosso planeta. Isso acontecia porque não se fazia ideia que as consequências poderiam ser catastróficas e irreversíveis para o meio ambiente. Hoje, temos total conhecimento sobre os impactos ambientais dos efluentes industriais e domésticos, então, deixar de tratar esses resíduos torna-se negligência.

Nossa empresa possui aptidão e experiência para atender as necessidades locais e tratar efluentes de diversos ramos da indústria, como alimentício, químico, mineração, siderurgia, metalmecânico, e somos altamente especializados em indústrias têxteis.


Como funciona o tratamento?


Os efluentes (resíduos) das empresas chegam até a Estação de Tratamento (ETE) através da rede coletora da RIOVIVO ou através de caminhões tanque devidamente licenciados e passam por um rígido controle e análise de caracterização e composição em laboratório próprio, totalmente capacitado para testes químicos, físicos e biológicos. O sistema aeróbio de lodos ativados é  do sistema Deep Shaft (poço profundo), onde remove-se a carga orgânica poluidora e em seguida passa por um sistema de tratamento físico-químico, obtendo-se, portanto, água tratada dentro das normas e legislação rigorosas dos órgãos ambientais.

Viu só? Você e sua empresa podem impactar e melhorar a qualidade de vida da população em seu entorno. Ser ambientalmente responsável é um dever de todos.

Quer saber mais? Acesse http://www.riovivo.com.br/br/unidades/brusque/ e conheça.

Deixe seu comentário