Ver telefones
+55 47 3212 0200
0800 887 0601
Menu

Notícias

Tratamento e sustentabilidade

A falta de tratamento dos esgotos e condições adequadas de saneamento básico podem contribuir para a proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas, além da degradação do meio ambiente. O tratamento de esgoto é essencial para a proteção da saúde pública e preservação da natureza. Mas você conhece a importância do tratamento correto do esgoto para o meio ambiente? Se sua resposta for negativa, leia e saiba mais sobre o assunto.

 

Tratamento de esgoto sustentável

 

cc

 

Conhecidos também como efluentes domésticos, os esgotos são resíduos líquidos provenientes de diversas atividades que utilizam água em áreas como cozinha e banheiros. Essas atividades geram efluentes que são encaminhados para a rede coletora de esgoto, fossas sépticas, caixas de gordura e tanques de acúmulo, conhecidos como reservatórios.

A gestão incorreta de um tratamento de esgoto pode causar impactos significativos no meio ambiente, trazendo danos diversos a todas as pessoas, a curto e médio prazo. Conheça a importância de se ter um tratamento de esgoto feito da maneira correta.

 

Cumprimento da legislação ambiental

Determinações como a lei que dispõe sobre os crimes ambientais e a própria constituição brasileira, são alguns dos argumentos legais que reforçam a necessidade da gestão consciente dos resíduos produzidos pelos processos industriais e residenciais.

Empresas que desrespeitam as exigências de um tratamento de esgoto que seja sustentável estão sujeitas à atuação de instituições como o Ibama, o Ministério Público e a Polícia Ambiental, arriscando-se a arcar com medidas severas que vão desde multas, paralisação definitiva das atividades e até mesmo responsabilidade criminal dos envolvidos.

 

Risco à saúde pública

Quando os efluentes são descartados indevidamente nos corpos d’água, eles os contaminam e podem causar diversos problemas à saúde da população. Muitas vezes, a contaminação supera a capacidade de depuração dos corpos hídricos e causa sérios impactos ambientais.

A única forma de evitar danos à natureza e a todo ecossistema é fazer o tratamento de esgoto sustentável, que geralmente é feito em estações de tratamento de esgotos (ETE).

Para se ter uma ideia, cerca de 50 tipos de infecções podem ser transmitidas de uma pessoa para outra por diferentes caminhos, envolvendo excreções humanas.

Os esgotos podem contaminar a água, o alimento, os utensílios domésticos, as mãos e o solo, pois os agentes causadores das doenças são transportados por moscas, baratas, roedores e outros animais, provocando infecções. 


Epidemias de febre tifoide, cólera, disenterias, hepatite infecciosa e inúmeros casos de verminoses são algumas das doenças que podem ser transmitidas quando não se tem um tratamento de esgoto correto.

Elas são responsáveis pelos elevados índices de mortalidade, principalmente em países de terceiro mundo. As crianças são as vítimas mais frequentes, pois são mais vulneráveis devido à má nutrição.

A elevação da expectativa de vida e a redução da prevalência das verminoses que não são letais mas desgastam bastante o ser humano, somente podem ser pretendidas através da correta disposição dos esgotos. 
  

Menos impacto no ecossistema

 

ccc

 

Outra importante razão para se ter um tratamento de esgoto sustentável é a preservação do meio ambiente. As substâncias presentes nos esgotos exercem ação deletéria nos lençóis de água.

A matéria orgânica pode causar a diminuição da concentração de oxigênio dissolvido na água e provocar a morte de peixes e outros organismos aquáticos, escurecimento da água e exalação de odores desagradáveis.

As impurezas presentes nos esgotos provocam a formação de espumas em locais de maior incidência da massa líquida. Alguns resíduos agrícolas descartados incorretamente na natureza também causam a morte de peixes e outros animais.

Existe ainda a possibilidade de um crescimento acelerado de algas que são responsáveis pelo odor, gosto e pelas biotoxinas à água pela presença de nutrientes, provocando enormes impactos ambientais, muitos deles, irreversíveis.

Consciente da importância de um tratamento de esgoto correto e sustentável para promover uma maior qualidade de vida para a população, a RIOVIVO busca dia após dia reduzir o impacto do ser humano na água, garantindo mais saúde e bem estar para todos.

Deixe seu comentário